Telemedicina veterinária

por | 28 nov, 2022 | 1 Comentário

Agora, além de humanos, os pets também poderão ser consultados à distância. O Conselho Federal de Medicina Veterinária aprovou em junho de 2022 a regulamentação que permite a prática da telemedicina veterinária.

O processo consiste no monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de exames, tudo avaliado e entregue de forma digital. Explicando um pouco da minha consulta online : Eu entrego ao tutor via e-mail um questionário no qual foi elaborado para que eu possa obter uma anamnese detalhada, e com base nesse questionário respondido, consigo saber quais exames serão necessários, então eu solicito exames laboratoriais específicos para cada situação e o tutor leva o animal até um laboratório ou consultório veterinário e então é feita a coleta de sangue do animal. Em seguida o laboratório me passa os resultados por e-mail. Com esses resultados eu elaboro os cardápios do animal, como também monto um receituário magistral ortomolecular individualizado e passo tudo por meio digital e então mantemos um diálogo via- whatsApp para sanar as dúvidas e iniciar toda a mudança do estilo de vida do animal de forma criteriosa e adaptável. Também faço um receituário magistral com fitoterápicos para a desintoxicação e desparasitação. O tutor leva esse receituário a uma farmácia de manipulação e inicia a desintoxicação e se no caso o animal for saudável, iniciaremos a dieta e a suplementação de manutenção para prevenção de doenças.

Todo o processo ocorre com base nos resultados dos exames e na anamnese obtida com os dados do questionário. Não há razão para ter receio com o atendimento on-line na medicina veterinária tendo como princípio a naturopatia que abrange a nutrição, a fitoterapia e a suplementação pois sabemos que a nutrição e a desintoxicação são a base da pirâmide para o tratamento de todas as doenças.

A telemedicina veterinária elimina barreiras geográficas do atendimento profissional. Trata-se de um novo cenário mundial de atuação em que os profissionais envolvidos deverão se adaptar. Além de facilitar o telediagnóstico, permitindo que diferentes profissionais com especialidades diferentes se comuniquem e possam trabalhar em conjunto, mesmo estando distantes um dos outros.

1 Comentário

  1. Douglas Silva

    olá, sou o tutor do Bob. li o texto e essa noticia é otima! mais pet s tutores poderao ser ajudados agora.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *