A bioenergética engloba todas as formas de energia de vida, inclui a energia das plantas, dos animais e de todos os seres vivos. A aplicação técnica da bioenergia na área da saúde iniciou-se com o estudo do magnetismo animal pelo médico Fraz Anton Mesmer (1734-1815).
A natureza nos oferece diferentes padrões de energia quando observamos o mar, as florestas, o Sol, o verde dos campos, os animais, as plantas e a brisa. O contato com essas energias nos ajuda no desenvolvimento da sensibilidade energética e nos proporciona bem-estar, relaxamento e tranquilidade. Assim também acontece com os animais. Eles ainda sentem mais falta da presença da natureza, pois, de um modo geral, mesmo que sejam animais domésticos vivendo em grandes centros, eles ainda possuem uma conexão forte com a natureza.
Cães recebendo energia do Sol.
O Prof. René Nunes apresenta e divide a energia vital constituída por 5 energias:
- Energia cósmica: provém dos sistemas gravitacionais e planetário.
- Energia Solar: é a força que tem a primordial função de formar, fixar e manter a vida dos animais, vegetais e minerais no planeta.
- Energia Lunar: é a energia proveniente da lua, todos os seres vivos são influenciados por ela .
- Energia Telúrica: é a energia oriunda do planeta terra.
- Energia espiritual: é a força que emana do espírito
Tornieri (2015, p. 79) apresentou seis tipos básicos de energias:
- Aeroenergia: energia do ar, da brisa e dos ventos.
- Cosmoernergia: energia cósmica.
- Fitoenergia: energia das plantas.
- Geoenergia: energia da Terra ou energia telúrica.
- Hidroenergia: energia da água.
- Zooenergia: energias dos animais.
Existem outras energias como a energia do Reiki, energia solar, energia lunar, todas são energias que atingem o corpo físico e o extrafísico.
A energia que criamos
A energia consciencial é resultante da energia imanente absorvida e transformada pela consciência humana. Esse fato ocorre porque nós, humanos, interferimos no padrão energético com nossos pensamentos, sentimentos e emoções.
Cada pessoa manifesta, pelas energias liberadas, o seu padrão que expressa a realidade de cada um. A energia imanente do ambiente é absorvida independentemente da vontade humana e é influenciada pela consciência e depois de transformada, é devolvida ao ambiente.
Como o corpo físico é um sistema energético, esta em constante interação energética com o seu ambiente. Além da energia derivada da combustão do alimento, o indivíduo se torna excitado ou carregado pelo contato com forças positivas. Um dia brilhante e claro, uma bela cena, uma pessoa feliz e sorrindo ou animais brincando têm efeitos estimuladores. Assim como também, a feiura das pessoas deprimidas impactam de modo negativo as nossas energias. Todos somos sensíveis às forças ou energias que nos rodeiam, mas o seu impacto é o mesmo para todas as pessoas e animais.
Nós como seres físicos, com frequência e de maneira equivocada, entendemos que palavras ou linguagens são necessárias para a comunicação. Os animais recebem blocos de pensamentos que transmitimos a eles. Embora eles não entendam os detalhes da nossa comunicação, eles compreendem as bases mais importantes do que está a acontecendo em nossas vidas. Eles captam o nosso estado de ser em cada momento de interação com eles. Nossos animais não falam, porém, eles também emitem blocos de informações para nós.
A expressão do corpo
O que um indivíduo sente também pode ser definido pela expressão de seu corpo. As emoções são fatos corporais, são movimentos ou impulsos dentro do corpo que em geral resultam em uma ação externa. A atitude de pessoas em relação à vida reflete no comportamento delas ( postura, expressão facial e vocabulário). Existe uma enorme quantidade de informações que podem ser obtidas pela expressão corporal. O tom de voz e o olhar de uma pessoa, têm em geral um impacto maior do que as palavras que elas proferem. Na camada muscular ficam localizadas as tensões musculares crônicas que apoiam e justificam as defesas do ego e ao mesmo tempo protegem o indivíduo da camada subjacente de sentimentos reprimidos. Para compreender o corpo vivo, devemos descartar os conceitos mecânicos. O olho, por exemplo, não é apenas uma câmara, pois além disso é órgão que percebe e que reage, já que os olhos são muito expressivos. O contato visual é uma das formas mais íntimas e poderosas entre duas pessoas, pois envolve comunicação e sentimentos em um nível mais profundo que o verbal. Muitos indivíduos evitam o contato visual por medo do que o seu olhar possa mostrar. Esses indivíduos evitam o olhar ou olham de modo fixo, pois fixar os olhos é uma forma de desencorajar o contato.
As pessoas hipersensíveis se concentram no que acontece ao seu redor e acabam perdendo a noção de si. Devemos nos observamos o tempo todo.
Os cães usam praticamente o corpo inteiro, das orelhas à cauda, para se comunicar com outros cães e com as pessoas também! Eles nos dizem quando estão felizes e relaxados, mas também quando se sentem ansiosos ou desconfortáveis.
Algumas curiosidades sobre os sentidos dos cães
São cerca de 1,7 mil papilas gustativas espalhadas ao longo da língua. Elas contêm pequenos receptores encarregados de passar a informação do gosto para o cérebro. Os animais podem sentir os sabores doce, salgado, azedo, amargo e ainda ter sabores específicos.
Mil e uma lambidas
Excluindo o cérebro, a língua é o órgão que mais tem responsabilidades
– CURADORA DE FERIDAS:O cão usa a língua para se limpar e aliviar a irritação de feridas
– ESTIMULANTE:Cadelas usam a língua para pentear e estimular seus filhotes.
_ APERTO DE MÃO: lamber pessoas é uma forma de demonstrar afeto.
Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/megainfografico-como-e-o-corpo-de-um-cachorro/
Como podemos perceber as energias?
A melhor forma de percepção é colocar a atenção em tudo o que acontece ao nosso redor, observando sempre as sincronicidades e procurando as diferentes manifestações de energias. A atenção sempre deverá estar voltada ao momento presente. Viver o agora nos permite sentir as energias do lugar e das pessoas. Como isso pode ajudar os nossos animais? Ao percebermos as energias dos lugares, podemos saber qual é o melhor local para deixarmos os nossos animais, ou mesmo qual clínica veterinária ou veterinário seria a melhor opção.
Interações energéticas
Vivemos imersos numa diversidade de energias. Elas estão em todo lugar, interferindo em tudo, 24 horas do dia. A manifestação energética de cada um depende do tempero dado às energias ao seu redor. Há casos em que as pessoas saem de um shopping sentindo-se esgotadas, cansadas e desanimadas. O ambiente drenou a energia delas. Nesse aspecto, é bom pensar que dezenas de pessoas carentes muitas vezes recorrem a esses locais com energias totalmente descompensadas na intenção de amenizarem o seu vazio existencial, colaborando involuntariamente na transmissão desse tipo de energia e contaminando o ambiente.
Às vezes, alguns ambientes são limpos e luxuosos, visualmente agradáveis, mas não nos sentimos bem. Há lugares muito simples, mas que, organizados e limpos, com plantas, cores discretas e poucos objetos, tendem a passar ótima sensação e nos sentimos muito bem. Resumindo, há locais com energias agradáveis e outros não, havendo sempre trocas de energias. Os locais ficam impregnados de energias dos humanos. Os pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) de cada um contribuem para o somatório das energias daquele local, aquilo que chamamos de holopensenes, o conjunto de pensenes formado naquele determinado lugar.
Limpeza da casa
Pesquisas já demonstraram que a desorganização física influi diretamente na desordem mental e emocional. Porém, a limpeza e organização, em especial, daqueles objetos que vão ficando por cima das coisas (roupas usadas, papéis, objetos pelos cantos da casa) vão interferindo no fluxo de energia do ambiente. Também é necessário fazer manutenção e conserto de tudo que estiver quebrado ou com necessidade de ajustes.
Acoplamento energético
O acoplamento energético direto é a interfusão ou união temporária das auras de duas ou mais consciências entre humanos ou entre humanos e animais ou plantas. No acoplamento, ocorrem as trocas energéticas. O acoplamento energético indireto é ocasionado quando a pessoa utiliza alguma ferramenta ou instrumento para conseguir efetivar a comunicação e o contato com outras consciências.
Exemplos comuns dessa modalidade são a internet e o telefone. O simples fato de prestar atenção na pessoa ou no animal, já se inicia naturalmente o acoplamento, mesmo que ambos os envolvidos estejam distantes. Os acoplamentos podem ser benéficos ou desconfortáveis, daí a necessidade da nossa atenção nas energias que se manifestam nas inter-relações.
Cura à distância
Desde os tempos mais remotos, as comunidades têm reconhecido certos indivíduos em seu meio que são dotados de um dom especial para a cura, que vai desde os xamãs norte-americanos aos gurus indianos.
Quando alguém diz: – Eu vou rezar por você, o que nós sentimos? Uma sensação calorosa de saber que alguém está pensando com bondade em nós? Acredito que sabemos intuitivamente que as intenções afetuosas de alguém à distância, de alguma maneira, são úteis. Os experimentos do Dr. William Braud, do Institute of Transpersonal Psychology da Califórnia, levou mais de três décadas para compreender o que chamamos de “influência mental à distância”. As evidências indicam que, sob certas condições, é possível influenciar pensamentos, sentimentos e atividades físicas ou fisiológicas de pessoas e animais, mesmo quando o influenciador e o influenciado estão separados por grandes distâncias no espaço e no tempo.
O que é um médico intuitivo
Alguns médicos e veterinários têm a capacidade de diagnosticar doenças. Os médicos intuitivos são sensíveis às mudanças sutis em seu próprio corpo e nos das outras pessoas e animais. Isso nos permite perceber desequilíbrios em um nível energético e sugerir mudanças nos padrões do ambiente e da alimentação.
Lista de características gerais da informação intuitiva:
- Associação com a empatia.
- Informação não analítica, não racional e não lógica.
- Natureza geral do conhecimento.
- Dificuldade de traduzir em palavras e imagens.
- Convicção sobre a verdade.
Nesse sentido, sabe-se que a natureza é o caminho da força energética e que precisamos estarmos presentes em todos os momentos.
Por Paula Carneiro.
Achei a matéria muito interessante.
Achei a matéria muito interessante.
Cada dia aprendendo maus tantas informações importantes.
Bioenergética: nossos animais de estimação recebendo benefícios dos fluxos de energia presentes na Natureza. E de graça. Isso é cool !!
Exelente artigo
Maravilhoso!
Uma maravilha de artigo, muitas pessoas não imagina o poder que a energia interfere em nossas vidas e nos animais, e ainda o quanto é bom e necessário a nossa conexão e respeito a natureza .