A naturologia, conhecida internacionalmente como medicina naturopática ou naturopata, existe há séculos. A maior parte dos seus princípios teve origem na Alemanha. Atualmente existem associações nacionais e regionais, grupos de pesquisa e periódicos científicos para apoiar a prática da medicina naturopática em vários países.
Dentro das várias medicinas naturais, a Naturopatia é aquela que por tradição mais recorre as plantas medicinais. A escolha das plantas medicinais e da suplementação deve ser personalizada para cada paciente, podendo a mesma patologia ter, em dois animais da mesma espécie, dois tratamentos diferentes.
O que é Naturopatia ?
É o ramo da Medicina que não se dedica a curar enfermidades, apenas busca a saúde. A Naturopatia é inimiga irreconciliável do uso de drogas e do bisturi como meios de cura. Sendo assim, considero a enfermidade como falta de saúde que depende de uma só causa: ACUMULAÇÃO DE MATÉRIAS TÓXICAS DENTRO DO CORPO.
Nós, naturopatas, consideramos sem importância o nome à doença manifestada em qualquer órgão. A vida é eminentemente glandular. O funcionamento perfeito das glândulas é a chave da vida e da longevidade. Elas intervêm diretamente na assimilação dos alimentos ao produzirem a saliva, sucos gástricos, sucos pancreáticos e bílis, que, atuando sobre os alimentos, os transformam em substâncias assimiláveis. Quando o intestino está doente, as glândulas começam a falhar simultaneamente, já que estão interligados.
Primeiramente devemos tratar o intestino e, em seguida, equilibrar as glândulas. A manutenção do bom funcionamento glandular equivale à fonte da juventude.
A naturopatia tem como objetivo curar as enfermidades pela remoção das causas, ou seja, proporcionando ao organismo condições de defender-se ou restaurar si mesmo. O sistema de medicina mais usado é a alopatia na qual visa combater as doenças com (antibióticos, vacinas, soros, etc). Porém as drogas têm um efeito tóxico, são venenosas. Esses venenos muitas vezes podem até causar danos aos germes, porém os tornam resistentes.
Os glóbulos brancos do sangue, chamados leucócitos e outros elementos do retículo-endotelial, bem como os humores, são os defensores naturais do organismo. Quando qualquer parte do organismo é atacada pelos germes invasores, os soldados de defesa do corpo são mobilizados e afluem para o lugar de batalha. Mas o que acontece quando os glóbulos brancos são atingidos pela ingestão de alguma droga? As defesas naturais se tornam enfraquecidas, e os invasores encontram resistência.
O distanciamento do conhecimento da ciência da nutrição das práticas médicas fez com que o entendimento das doenças fosse interpretado através dos sintomas e não pelas causas, que em muitas situações, têm como causas desequilíbrios nutricionais e proliferação de parasitas.
Complementamos que os remédios não curam, ainda que alguns casos podem ser considerados como recursos de emergência, nunca devem ser considerados como meios de cura, porque curar quer dizer limpeza do organismo. A única e verdadeira integridade ou defesa natural contra doenças infecciosas é a pureza dos humores do corpo e o bom funcionamento de todos os órgãos.
O câncer é o produto de crônicas acumulações de toxinas. Daí que por mais que a alopatia se dedique em atacar os aparentes focos de infecção, tumores e úlceras, a intoxicação continua ocorrendo. Portanto, por mais que se introduzam drogas e se amputem órgãos, seus esforços serão, em vez de proveitosos, nocivos. O tratamento natural visa eliminar as toxinas para um melhor funcionamento do corpo.
Alguns tratamentos mais comuns utilizados por um naturopata incluem:
- Aconselhamento nutricional;
- Suplementação;
- Fitoterapia;
- Aromaterapia;
- Bioenergética e saúde Quântica;
- Desintoxicação ( essa terapia remove as tóxinas do corpo pelo uso dos nutracêuticos, vitaminas e minerais)
Na naturopatia é usado: argila, carvão vegetal ativado, hidroterapia, luz solar e trofoterapia (alimentação conveniente).
Para a naturopatia é um erro achar que extirpar órgãos e usar drogas curam o paciente, a cura é um processo de execução do organismo. Porém, em alguns casos admitimos que algumas cirurgias de emergência como um tumor que esteja comprimindo as vias respiratórias tenha que ser feita. Porém, sabemos que 90% das cirurgias podem ser seguramente evitadas com o uso da medicina natural.
Um veterinário naturopata investiga o estilo de vida do animal e possíveis fatores que contribuem para doenças, como estresse, dieta, exercício e ambiente, entrevistando os principais cuidadores. A mesma patologia pode ter etiologias diferentes. O Veterinário Naturopata recorre a uma anamnese detalhada com um questionário próprio da Naturopatia e aos métodos de diagnósticos , como por exemplo, exames laboratóriais comuns e os aparelhos de Bioressonância.
Após discutir os detalhes do ambiente do animal, um veterinário naturopata fará uma anamnese do animal para determinar ainda mais os fatores contribuintes que podem ter causado a doença. Usando as informações coletadas, o veterinário naturopata irá diagnosticar o problema e trabalhar para encontrar o melhor caminho para a cura. A dieta e a nutrição são um dos primeiros passos, eliminando os alimentos que estão causando desequilíbrio e danos ao animal, concomitantemente também é feita uma desintoxicação do organismo com nutracêuticos, fitoterápicos e suplementos naturais, aumentando os nutrientes que o animal precisa .
O foco da naturopatia é de limpeza do corpo, principalmente do aparelho digestivo, o qual, entre suas funções estão a de sintetizar vitaminas e minerais e servir de barreira contra vírus bactérias e fungos, impedindo-os que penetrem na corrente sanguínea.
O alimento como medicamento e como um causador de doenças
Há alimentos, como também fatores ambientais que disparam uma inflamação no corpo do animal. A inflamação diminui a ação do sistema imunológico do animal, provocando doenças infecciosas, como por exemplo, a Leishmaniose, a Parvovirose, Fiv e Felv, como também induz as doenças crônicas com o passar do tempo.
A alimentação é uma fonte de cura e de doença. Essa é uma das principais ideias de Hipócrates. Na Naturopatia devemos incentivar o tutor a oferecer ao seu pet os alimentos que vão atuar em sinergia com as plantas medicinais, seja na prevenção ou na remissão de uma patologia.
Os constituintes dos alimentos funcionais têm afinidade com o organismo do animal. São raros os alimentos e plantas medicinais que venha provocar efeitos adversos, a não ser que sejam usados em quantidade exagerada.
O primeiro passo é a retirada dos disparadores da inflamação crônica
Quem são os disparadores da inflamação:
- Aditivos alimentares ( presentes em todas as rações)
- Alimentos inapropriados;
- Herbicidas;
- Pesticidas
- Fungicidas;
- Drogas sintéticas; ( omeprazol e anti-inflamatórios)
O segundo passo é a desintoxicação e a suplementação
O organismo do animal tende a enfraquecer e a digestão torna-se prejudicada devido à inflamação. Os metais tóxicos acumulam-se no organismo e causam uma sobrecarga glandular. Então é feita uma desintoxicação e desparasitação no organismo do animal. Na anamnese de um Veterinário Naturopata é analisada as carências nutricionais as quais se relacionam com diversos sintomas. As principais carências são: vitamina A, D , Magnésio, Iodo, zinco e cobre.
A Naturopatia e a Medicina ortomolecular existem para os humanos e para os animais. Os princípios são os mesmos. A dieta e a fisiologia mudam um pouco, mas os bons hábitos de vida e o contato com a natureza servem para ambos.
Pasteur, o ícone da medicina, travou diversas batalhas com médicos de sua época para provar que os microorganismos de meio ambiente eram responsáveis por doenças. Pasteur ao defender as bactérias como causa de doenças, não valorizava o estado geral da saúde do indivíduo, importando-se mais com o meio ambiente do que com o corpo, mas está registrado no livro de medicina que ao final de sua vida, já no seu leito de morte ele afirmou para Bechamps, seu companheiro de ciência de toda à vida:
“Bechamps, o meio não é nada, o terreno é tudo. Com isto Pasteur refletia o fato mais importante ligado à manutenção da saúde, o terreno biológico, ou seja, o equilíbrio orgânico de cada indivíduo de suas funções e de sua mente. Sendo tudo isto dependente de seu estado nutricional e emocional.”
“As moscas não criam um pântano….é o pântano que atrai as moscas” esta é a lendária frase o biólogo Antoine Bechamp que retrata mais uma vez a realidade de que as patologias não atacam um terreno biológico equilibrado, mas de fato encontram território propício para crescer e prosperar quando o corpo sai de sua homeostase, de seu equilíbrio ideal.
A enfermidade não é produto dos micróbios. A enfermidade é o berço onde os micróbios encontram as condições adequadas para a sua proliferação. A saúde está no funcionamento normal dos órgãos que integram o corpo. E só se consegue saúde mediante a nutrição correta, que por sua vez, propicia boa assimilação e boa eliminação.
A evolução da Medicina
Talvez a Medicina Veterinária e a Medicina Humana sejam de todas as ciências que mais geram especialistas, tal número de informações adquiridas sobre cada sistema do corpo, obriga o Veterinário a se dedicar quase que exclusivamente a pequenas partes do organismo, perdendo muitas vezes a visão fazer tudo. Por outro lado, o maior conhecimento sobre a epigenética e a etiologia das disfunções orgânicas na gênese das doenças revelou informações que provavelmente ocasionarão em um futuro próximo uma redução dos especialistas em órgãos, pois o Veterinário que dominar conceitos de inflamação crônica e estresse oxidativo e, que para resolver estes processos utilize produtos naturais com capacidade de funções orgânicas modulares, usando os princípios da nutrigenômica (uso de alimentos para alterar respostas químicas no organismo) encabeçará o objetivo que é curar e prevenir doenças.
Primeiramente temos que entender as causas possíveis desses transtornos para que possamos agir de forma eficiente.
Entendemos que a infecção no ouvido ou mesmo problemas dermatológicos são sinais de que algo não vai bem no organismo. Existem vários tipos de infecções no canal auditivo, pode ser uma infecção causada por bactérias, malassézia e até mesmo sarna de ouvido. Todas elas são causadas por um desequilíbrio no organismo como um todo.
Em uma sociedade moderna, onde temos alimentos processados com os seus carboidratos refinados, como é o caso das rações e que além disso são repletas de conservantes e micotoxinas, seguidos de petiscos contaminados com bactérias e fungos, e tudo isso faz com que o intestino se torne permeável e gerando um quadro inflamatório no organismo como um todo.
Quando o revestimento intestinal está comprometido, há a passagem de bactérias e fungos que passam através da mucosa intestinal, chegando a corrente sanguínea, causando inflamações em outros órgãos.
A naturopatia entende que cães e gatos que vivem um estilo de vida mais natural têm menos probabilidade de desenvolverem infecções no ouvido.
Entender que todo mal-estar precisa estar relacionado com o intestino. Quando o corpo tenta se desintoxicar, o intestino libera substâncias diretamente na corrente sanguínea.
Cuide da sua saúde, não podemos cuidar dos nossos animais de estimação se estivermos doentes. Sabemos que a nossa aura é compartilhada com a aura dos nossos animais.
A higiene mental também é importante para a manutenção da saúde. O homem de mente equilibrado não sente medo infundado, não teme a enfermidade nem a morte, pois sabe que a doença é consequência de hábitos inapropriados. Enquanto houver homens com medo, sempre haverá um individuo disposto a explorá-lo. Nas enfermidades, o temor é habilmente explorado pela indústria farmacêutica. O medo é filho da ignorância. Nós devemos erradicá-lo e assim sermos livres.
By Flor do Cerrado.
Achei muito apropriada as colocações e associações dentro da naturopatia para animais. Desejo me informar mais. Estar me atualizando.
Fico feliz que você tenha gostado. Conte comigo!